Prezados, boa noite! Recentemente minha mãe alugou uma casa ...
Última resposta
Prezados, boa noite! Recentemente minha mãe alugou uma casa pela plataforma para 3/4 diárias em Itaparica. Ao se deparar com ...
Última resposta
Faça login com sua conta do Airbnb para continuar lendo, compartilhando e se conectando com milhões de anfitriões do mundo todo.
Como devo declarar no Imposto de Renda, os ganhos recebidos do airbnb,
se o site não possue CNPJ e não é do Brasil ?
Respondido! Ir para Melhor Resposta
TAMBEM ESTOU TENTANDO DESCOBRIR
Como faço para declarar meus rendimentos do Airbnb no imposto de renda do Brasil?
Pessoal,
Não é possível que, desde que o Airbnb chegou no Brasil, não tenha uma maneira definida ainda sobre como informar os rendimentos à receita.
Lendo as mensagens deste e de outros tópicos, achei umas 4 ou 5 formas diferentes que o pessoal tem usado.
O Airbnb poderia se comprometer um pouco mais conosco - fonte de renda deles.
Oi pessoal.
Fiz uma postagem recentemente sobre isso no Clube de Anfitriões do Rio. Link pra postagem aqui.
Lá é possível baixar uma apresentação que fiz, junto com a Haydee, outra anfitriã aqui do Rio. Fomos na receita para tirar todas as dúvidas que tínhamos relacionadas a Airbnb.
Olá Danielle,
Muito obrigado pelo seu material! Será de grande valia!
Oi Daniele não consegui acessar o link talvez por nao fazer parte do grupo. Voce poderia gentilmente copiar as infos para nós aqui? obrigada!
quando clico diz que a mensagem nao está disponível 😕
Oi Danielle, tudo bem? Infelizmente o link não abra, dá como indisponivel. Poderia me enviar o correto. Muito obrigada pela ajuda.
Se não abrir digita na busca: material sobre imposto de renda.
Essa postagem não foi no clube, era pra todos terem acesso...
Atualização de link
Daniele,
Acredito que faltou uma questão no informe de vocês, que é o pagamento dos serviços do Airbnb Payments UK Ltd.
Em tese, você faz o pagamento de uma prestação de serviços ao exterior, havendo necessidade de reter na fonte 25%, especialmente pela Airbnb Payments Uk Ltd. estar sediada em um paraíso fiscal (Irlanda).
É certo que não há, a princípio, um contrato de cambio para o pagamento deste serviço, o que existe na verdade, é que o Host, momentaneamente, tem recursos disponíveis no exterior que usa para pagar o host fee. Contudo a fonte deste recurso é o Host e a operação de locação no Brasil, portanto, deveria ser, de alguma forma, retido na fonte os 25%.
Em tese, uma locação entre brasileiros, acaba sendo cross-border por efeito da arquitetura do Airbnb e não por opção das partes. E isto só é assim, para o Airbnb não oferecer à tributação brasileira as receitas que tem de host e guest fee.
Veja que a Airbnb Brasil (Ache um lugar para fim Airbnb Brasil Serviços e Cadastros de Hospedagem Ltda.) é apenas uma empresa do grupo, mas não atua no brasil nas negociações entre host e hospedes, inclusive, os sócios são outros que não a Airbnb Ireland UC e a Airbn Payments Uk Ltd.
É interessante ver se alguém irá lançar na DIRPF como Pagamentos Efetuados de comissão de corretagem o pagamento feito à Airbnb Payments UK Ltd. para ver como a Receita Federal irá reagir e se irá autuar pela falta de recolhimento do IRRF.
Além disto, sobre declarar ou não, é bom lembrar que todos que PAGAM alguel, independentemente de deduzirem IR, devem declarar para quem pagou e quanto pagou (RIR, art 630). Ou seja, os hóspedes devem declarar o uso do Airbnb na sua DIRPF.
Boa noite, Danielle,
Iniciei como anfitria em dezembro de 2017 e tive uma locacao pelo Airbnb. Nao sabia que a maneira correta era carne leao, logo nao recolhi o mesmo ate 31 de janeiro de 2018. Mas fiquei com uma duvida, como foi apenas uma locacao no valor de R$ 582,00 e seria isento pela tabela de IR, ainda assim preciso fazer o carne leao. Desde ja agradeco.
Olá @Danielle0 ! A postagem é excelente mas infelizmente não esclarece a dúvida inicial, ou seja, onde/como obter o CNPJ Airbnb válido visando o lançamento no IRPF da taxa de administração cobrada. O Airbnb disponibiliza correspondente CNPJ para fins de IR no Brasil ?