Enquete - Você cobra taxa de limpeza?

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

Enquete - Você cobra taxa de limpeza?

Pesquisa na CC.png

 

 

Olá a todos,

 

Bom dia!☺

 

Essa é a nossa quarta enquete. Através da enquete poderemos discutir diferentes temas e compartilhar ideias, conhecimento e experiências.

 

Para participar da enquete, escolha a opção correta para você e conte mais sobre a sua escolha e a sua experiência com as duas opções. As respostas poderão ajudar novos anfitriões e os anfitriões mais experiente também. Todos estão convidados! Eu postarei os resultados da enquete nas próximas semanas.

 

 

 

 

Vocês cobram a taxa de limpeza? Acham que é importante cobrar a taxa? Expliquem sua escolha aqui no tópico.☺

--------------------------Atualização em 18/04/2017--------------------------

Essa enquete (Você cobra taxa de limpeza) foi a mais votada de todas as enquetes postadas até agora.

 

Obrigada a todos que participaram da enquete. : ) Recebemos 46 votos, mas a enquete ainda está aberta para novos votos.

Veja o resultado até agora:

 

Taxa de Limpeza.png

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Participe também de:

Enquete - Como o Carnaval afeta as suas atividades como anfitrião?

Enquete - Você usa Preço Inteligente ou Preço Básico?

Enquete - Você oferece café da manhã (Brasil) ou pequeno almoço (Portugal)? Acha importante?

 

[Tradição e Cultura] Qual é o café da manhã típico da sua região?

 

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

30 Respostas 30
J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Gaby e demais participantes

Sim, cobro taxa de limpeza. É importante, pois cada mudança de viajante ou guest tem um custo inicial.

Keila0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Oi Gaby,

Sobre taxa de limpeza, considero ser importante estar claro o serviço prestado e não estar necessariamente "embutido" na hospedagem. Demonstra clareza. No final das contas é quase que um valor simbólico porque a taxa inclui não só a limpeza (com diaristas, por exemplo) mas, a manutenção do espaço, roupas de cama, etc. 

 

Por outro lado, considero ser quase "default"/obrigatório mesmo, encontrar o local limpo, independente da taxa ser cobrada ou não. Sob esse aspecto, a taxa deixa de ser um detalhe e se justificaria em estar embutida na diária.

Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Oi @Gaby

 

Eu não cobro. Eu alugo um quarto e eu e meu marido limpamos o quarto (e todo o apê). Mesmo que a gente tenha gastos com a limpeza e lavagem das roupas de cama, prefiro não cobrar e deixar "imbutido" no preço da diária. É que como eu tenho, muitas vezes, hospedagens curtas..de 1, 2 noites, acho que a taxa acaba encarecendo a hospedagem para esse tipo de público. Além disso, em alguns casos, pode causar uma confusão de achar que a limpeza será feita todo dia (tipo serviço de quarto), que não é o caso).

 

Então prefiro não cobrar, mas como a @Keila0 ressaltou, cobrando ou não, é nossa obrigação entregar o espaço limpo para o hóspede.

 

Abraços

 

Bárbara

Inaldo1
Level 10
Brazil

Sim, eu cobro taxa de limpeza.

 

Acho importante manter um padrão de limpeza e organização. Por isso, pago uma diarista para fazer a limpeza e eu e minha coanfitriã fazemos a organização e deixamos tudo perfeito para quando o hóspede chegar.

 

Obrigado

 

Inaldo

Roberto14
Level 4
Manaus, Brazil

Cobramos e consideramos uma questão de honestidade e transparencia para com o hospedes. Com ela custeamos não só a limpeza em si dos espaços da nossa casa - são 270m2 de área + piscinas e pátio - mas também shampoo, sabonete liquido, lavagem e reposição de toalhas, lencois e roupa de cama.

A profissionalização do atributo limpeza reforça os compromissos dos nossos prestadores de serviço com um serviço impecável sempre.

Guida1
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Bom dia!

Eu cobro taxa de limpeza para locações mais longas, porque a sujeira acumulada é grande e a faxina sai mais cara para mim. Além disso, como o valor da locação é mais alto, a taxa de limpeza fica diluída, não pesa tanto para o hóspede.

Guida.

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

@Guida1, com certeza, o valor não fica pesado para o hóspede de locações longas. Bem pensado!

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

@Gaby , a @Guida1 levanta uma questão interessante : cobramos a mesma taxa de limpeza para qualquer numero de diárias, quando ele deveria ter alguma proporcionalidade - não sei como fariamos - mas seria justo desonerar a pequena permenencia que são maioria dos hospedes, assim como cobrar um pouco mais pelos que ficam mais tempo.

 

Talvez o sistema possa pensar como ajustar o setup e criar estas alternativas.

Penso que viria pra equilibrar melhor os preços assim como favorecer nosso hóspedes.

Keila0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Roberto14

A solução que eu encontrei foi colocar nas minhas regras da casa que nas reservas acima de 4/5 dias, eu vou questionar o hóspede sobre a necessidade de "taxa extra de limpeza" que poderá ser paga via Central de Resoluções como "serviço extra". Dialogo a respeito disso com eles nas mensagens. Muitos recusam e limpam seus próprios quartos e outros sabem do conforto que isso pode representar e utilizam o serviço. 

 

Vale lembrar que eu alugo um quarto privado mas, faria o mesmo se fosse apartamento inteiro.

 

De qualquer forma, ainda acho que a taxa de limpeza representa não só o compromisso com a limpeza do ambiente mas, também auxilia no equílibrio de gastos com lavagem de roupa de cama, almofadas, tapetes, toalhas, sabão, produtos de limpeza e pequenas reposições de sabonetes e papel higiênico. 

 

Espero ter contribuído.

Obrigada, Keila

 

Um abraço.

@Keila0 , procuramos evitar qualquer custo extra não explicitado no sistema para não surpreender o hóspede com despesas não previstas. Viajantes apreciam planejamento e previsibilidade e nosso conceito de hospitalidade precisa honrar estes principios.

 

O ideal é a ferramenta prever este campo para ser preenchido tipo : taxa de limpeza para 1/5 noites / taxa de limpeza para 6/10 noites / taxa de limpeza para 11/15 noites etc, considerando que a cada 5 noites , no máximo, é necessário fazer uma limpeza geral maior, troca de roupa de cama, toalhas etc.

 

Isso iria desonerar os hospedes de poucos dias com taxa menor e de forma justa cobrar taxa maior para longa permanencia.

 

O que vc acha @Gaby ?

Keila0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Roberto14, tenho certeza de que o seu sentimento e compromisso com o "conceito de hospitalidade" é compartilhado pela imensa maioria de anfitriões da comunidade Airbnb.

 

Às vezes, o difícil é demonstrar a "humanidade" dessa hospitalidade, desprendendo sutilmente a sensação de "serviço" por "contato humano" que, acaba sendo a grande moeda de troca e fonte de algo "que não se pode valorar" dentro de toda a cadeia de relações que compõe o processo de hospedagem.

 

Minah intenção foi apresentar não só a você mas, a outros anfitriões que nos lêem, uma alternativa para a cobrança da taxa extra de limpeza. Da forma como eu pratico aqui no meu espaço: diálogo e utilização da plataforma, para cobrança de serviços adicionais. 

 

Muita gente nem sabe que a plataforma oferece essa possibilidade, que pode ser utilizada enquanto o pedido não é atendido pela compania.

 

E eu, realmente concordo com outros usuários que mencionam que não há só a limpeza mas, uma série de outros gastos. Gastos/custos que não precisam mesmo estarem explícitos (por se tratar de serviços) mas, que muitas vezes acabam expostos inevitávelmente pela CONVIVÊNCIA, pelo contato, pelas trocas, pelas conversas, pelas amizades que surgem além do contato "business" que a plataforma possibilita. E até mesmo porque muitos hóspedes acabam se tornando anfitriões.

 

 

E esses gastos vão ser melhor administrados, conforme cada anfitrião faça seu plano e tenha controle sobre seu negócio.

 

Dá uma chegadinha no Host Voice e propõe essa ideia por lá também. Acho que isso potencializa a ajuda que a @Gaby pode dar ao encaminhar sua sugestão pra equipe de TI.

Aprecio sua gestão das relações humanizadas com os hóspedes @Keila0 . 

Certamente elas fazem a grande diferença desta plataforma em relação aos meios

de hospedagem tradicionais.

 

Mas em nossa prática inicial - somos novos por aqui e temos poucos hóspedes - optamos por

surpreender o hóspedes com mimos não cobrados, como cafés espresso em capsulas para

grupos , um café da manhã na geladeira para famílias que chegam tarde

da noite de longos voos internacionais ou mesmo oferecemos uma garrafa de espumante

na mesa do quarto do casal em ferias.

 

Mas entendo perfeitamente sua postura honesta, transparente e correta.

Essas diferenças fazem a riqueza desta plataforma.

 

Quanto à sugestão de modular a taxa de limpeza por periodo , talvez a @Gaby possa nos ajudar, pois não sei

como posso participar do Host Voice...

 

Abraço !

 

 

Oi @Roberto14

 

Para deixar uma sugestão no Host Voice é só entrar nesse link.

 

Abraços

 

Bárbara

Obrigado @Bárbara5 , já publiquei a ideia la no Host Voice.

Valeu !

 

Vejam lá @Keila0 @Gaby @Bárbara5 ... essa ideia nasceu deste tópico.

O que acham dela ?

Na minha visão ela seria muito útil e eu iria imediatamente praticar preços mais justos reduzindo o valor da taxa de limpeza inicial - 3/5 noites, e beneficiando a maioria dos nossos hospedes. 🙂

 

Abraço

 

Roberto

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias