Como você lida com situações inesperadas?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Como você lida com situações inesperadas?

Situações inesperadas - Airbnb Central da comunidade.jpg

 

Olá, queridos anfitriões, boa quarta feira para vocês 🤩 

 

Parte da arte de ser um bom anfitrião é ter a habilidade de reagir rapidamente a situações inesperadas, como por exemplo:

 

  • Uma queda de energia ou água sem aviso prévio enquanto os hóspedes estão no alojamento.
  • Os hóspedes avisam de última hora que precisam mudar o horário de check-in ou check-out.
  • Os hóspedes esquecem as chaves dentro do alojamento ao sair.
  • Problemas de conexão com a internet e os hóspedes estão trabalhando remoto
  • A água quente do chuveiro parou de funcionar 

Há uma série de situações imprevistas que podem surgir, e gostaria de perguntar a vocês:

 

Quais são as situações inesperadas que enfrentam com mais frequência? Como vocês as gerenciam?

Vocês têm uma equipe de apoio que podem te ajudar com certa urgência? 🚨☎️📞

 

Vou adorar ler sobre suas experiências nos comentários 😉

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

82 Respostas 82
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu lembro da palhinha dessa história @Denise583 .... 

 

O casal da Airfryer, certo?? 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Sim cumadi @Laura 

🤫

Sónia16
Level 3
Vila Nova de Gaia, Portugal

Com honestidade. Ainda há pouco tivemos uma situação de corte de água que foi muito complicada. Fui honesta com os hóspedes, ofereci uma noite no hotel até o problema estar resolvido. Ficou resolvido no dia seguinte e uma situação muito desagradável tornou-se um forma de demonstrar aos hóspedes que estamos sempre disponíveis para ajudar. Review do hóspede 5 estrelas deu-nos reconhecimento disso mesmo!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Nossa @Sónia16 , a acomodação ficou sem água total? 

 

Os hóspedes ficaram no hotel no final?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Sónia16
Level 3
Vila Nova de Gaia, Portugal

Sim, ficamos sem água por um problema técnico e não sabiamos como ou quando iria ser reparado. Encontrei um hotel perto para alojar os hóspedes e no dia seguinte, como o problema já estava resolvido eles voltaram e terminaram a estadia na nossa casa. Ficaram super agradecidos pelo nosso apoio e rapida resolução.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que bom @Sónia16 !

 

O problema do corte de água foi na região toda ou somente na sua acomodação?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Aik1
Level 2
São Paulo, Brazil

Normalmente, eu reajo com calma, tentando entender o problema e verificar quais seriam as soluções possíveis para a resolução do problema

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Aik1 , você já passou por alguma situação em que teve que agir com certa urgência por algo que aconteceu na acomodação?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Diego1537
Level 10
Vila Velha, Brazil

Tudo o que você descreveu como exemplo, já aconteceu conosco rss.


Nosso primeiro procedimento é solicitar um vídeo mostrando o que está acontecendo para (2 motivos): 

1) Ver se realmente existe esse problema ou o hóspede que não está fazendo algum procedimento. Se for isso, resolvemos, facilmente, a distância;

2) Enviar para um técnico/profissional o vídeo e ver se ele identifica e consegue resolver a distância.

 

Se nada disto funcionar, o próximo procedimento é debater com minha equipe qual é a solução tendo empatia, ou seja, se colocando no lugar do hóspede e,

logo após, executar isto. Muitas vezes não conseguiremos resolver nem estando presente, então acalmamos ele, avisamos o horário que vamos conseguir resolver e registramos tudo no chat do Airbnb…. No tempo hábil, resolvemos (nós ou um técnico) presencialmente. 

Dependendo da situação, propomos esticar o check-out dele pelo período que teve o problema, como forma de ressarcimento. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Gostei dessa tática de pedir o vídeo @Diego1537 !

 

Os hóspedes normalmente acatam bem esse pedido?

 

Qual foi o problema mais cabeludo que você teve? rs

 

ps: que bom te ver de novo por aqui!!! 🤩

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Diego1537
Level 10
Vila Velha, Brazil

Os hóspedes sempre acataram bem o pedido do vídeo @Laura, nunca alguém negou a fazer, até porque eles são os maiores interessados em solucionar o problema o mais breve possível.

 

Já sobre a sua pergunta, aí você pegou pesado rss, tenho uma coleção de problemas cabeludos. O maior que vem na minha mente agora aconteceu em um apartamento meu mesmo (graças a Deus, não era de terceiro, pois um proprietário não aguentaria). Uma família reservou e, no dia do check-in, a mãe disse que não poderia ir por um problema de saúde, mas que o filho iria. Como ele estava na reserva, aceitei sem problema. Ocorre que ele chegou com vários amigos e, logicamente, a portaria os barrou, pois não tinha os documentos dos demais registrados como hóspedes. Eu também neguei, pois não aceito grupo de amigos (sem avaliação) para reserva, afinal, o risco de acabar em festa é muito alto. Dito e feito! Ele entrou com eles no carro pela garagem. Quando o porteiro identificou nas câmeras, já tinham 14 pessoas em lá dentro, em um imóvel projetado para 5 hóspedes. A portaria e o síndico começaram a me ligar as 23h, devido ao ocorrido e o barulho altíssimo do som. Acionei o Airbnb que ligou para eles e solicitou que se retirassem. E assim ocorreu, mas no calar da noite, eles voltaram de uma festa e repetiram a dose, desta vez as 04h da madrugada. Quando eu acordei, às 06h, já tinha dezenas de chamadas do prédio no meu celular. O Airbnb me informou que tinha uma equipe remota nas cidades e solicitou que eu chamasse a polícia local que esta equipe do Airbnb os acompanharia para retirada dos hóspedes. Paralelamente, como eles o hóspede não atendia mais o telefone (nem do Airbnb), o atendendo descreveu no chat uma multa de 3 diárias a cada 30 min que eles permanecessem no apartamento e os avisou que a polícia estava a caminho. Saíram em 3 min. Ao chegar no apartamento, era uma cena de guerra... lençóis manchados de sangue, cadeira quebrada, mais de uma dezena de garrafas de wisky, gin e vodca, casa revirada do avesso e tudo mais que possam imagina (camisinha no chão, bitucas de maconha, etc). Contabilizamos e documentamos os prejuízos no AirCover e, para minha maior surpresa, recebi o dobro do valor (cobrado no cartão de crédito do hóspede), com a plataforma se desculpando pelo ocorrido e dizendo que o perfil dele havia sido excluído da nossa comunidade. Repus rapidamente o que haviam quebrado, adicionei lençóis novos e segui o jogo. Não é somente por isto, mas até hoje, administrando dezenas de imóveis, eu continuo usando apenas o Airbnb. Nunca nem tive interesse em cadastrar meus anúncios em outras, tamanha a credibilidade e respeito que o Airbnb sempre demonstrou a nós (anfitriões e proprietários). Eu não leio/escuto exemplos como estes nas demais plataformas.

 

Sem mais delongas, peço desculpa por não ser mais ativo aqui, pois o tempo se tornou cada vez mais escasso depois que passei a administrar imóveis de terceiros, mas sempre que me marcarem, eu respondo 😃

May
Administrator
Administrator
Newport Beach, CA

@Diego1537  meu deus! Ele tentou driblar o segurança, causou o caos no apartamento e, não contente, voltou para dar mais festa! Eu ainda fico chocada com a falta de noção das pessoas!

 

Parabéns pelo jogo de cintura, pq não deve ter sido fácil lidar com essa situação 😣

 

 Como ficou o clima com os vizinhos/sindico depois? 

Diego1537
Level 10
Vila Velha, Brazil

Como o prédio era um hotel (antes) e foi transformado, praticamente, em apartamentos para locação por temporada, além de mantermos a proatividade em resolver isto no menor tempo possível, eles compreenderam, não reclamaram e não nos multaram 😃

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Caramba @Diego1537 , que história hein.....

 

Ainda bem que o prédio é praticamente de pessoas que alugam por temporada, imagina o pânico se tivessem famílias com filhos e criança pequena?

 

Fico muito feliz que tudo isso tenha sido resolvido tão rápido! Foi em menos de 24 horas certo?

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

William1896
Level 1
Guaratinguetá, Brazil

Temos gerador externo, o que nos dá segurança energética. Contamos com uma hostes, que nos ajuda nos imprevisto. Ela mora próximo ao local. 

O apartamento conta com assistência remota (porteiro eletrônico), o que nos habilita abrir e fechar , sempre que necessário.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias